quinta-feira, 24 de novembro de 2011


VILA DE PARIÇÓ


HISTÓRICO.
Pariçó é um dos povoados mas antigos de Monte Alegre.
A origem do seu nome PARIÇÓ atende a três significados excepcionais, diz-se até que esse lugar nasceu pra ter esse nome, PARIÇÓ.
O 1º Nome: PYRASUN-(PARIÇÓ) denominado pelos então já habitantes índios na época significa lugar de piracema, onde se tem muito peixe, grade subsidio de sobrevivência de 87% dos moradores da comunidade até os dias de hoje, refletindo assim a grande verdade do significado denominada pelos primeiros habitantes os índios. O 2º Nome: em meados do século XIX já então com a chegada dos colonizadores portugueses, lusitanos e franceses... surgia ai um outro significado para o lugar denominado de PARIS SOL, quando que em uma tarde foi-se comparado o por do sol do lugar com o por do sol de Paris (paris-sol). 3º Nome e atual: Anos mais tarde quando lugar já estava sendo tomado por posse dos colonizadores e os índios foram perdendo o seu espaço uma colona deu a luz a uma criança em uma cabana as margens do rio gurupatuba sem o auxilio de ninguém, ( pariu só) PARIÇÓ.
 Foi ocupação inicial dos colonizadores portugueses, que ocorreu simultaneamente com a colonização da cidade. Os portugueses foram os principais colonizadores do pariçó e esse fato é perceptível a partir de analises dos moradores mas antigos da comunidade que ressaltaram laços familiares de Joaquina de Araújo Lopes, Francisco Nunes, Olímpia Deolinda Lopes da silva, Manoel Santa rosa da silva, dentre os ilustres habitantes da região, destacados pelos moradores atuais, como portugueses e descendentes dos lusitanos no final do século XIX. Palco de batalha da 1ª guerra mundial, campo de confrontos e refugio durante a revolta dos cabanos, em fim Pariçó tem influencia mundial em sua história, no entanto estes fatos são perceptível através de  vestígios encontrados que tornam verdadeiras as informações aqui publicadas.
A vila de Pariçó foi destaque no fator econômico pela produção de charque (carne seca) lenha para combustível dos navios, dentre os navios que aportavam aqui em nosso porto, ressalta-se o BARÃO DE CAMETÁ, que durante varias décadas passou por aqui.
Atualmente o Pariçó é uma vila organizada, de povo hospitaleiro, com vocação para turismo, apresentando para os visitantes sítios arqueológicos com fragmentos de utensílios indígenas (primeiros habitantes do lugar), Balneário no Rio Gurupatuba, Igreja de Santa Maria, artesanatos como cuias, esteiras, corda de laço ( utilizadas pelos fazendeiros da região ) além dos deliciosos pratos típicos do lugar. A principal lenda é a do BOTO, a padroeira do local é SANTA MARIA festejada de 1º de maio à 1º de junho, religião predominante é a católica.
EXTENSÃO: aproximadamente, 8.000km°
RELEVO: planície amazônica
RIO: gurupatuba
CLIMA E VEGETAÇÃO: equatorial e floresta amazônica
POPULAÇÃO: 1200 habitantes
Nº DE DOMICÍLIOS: 160 residências
AGRICULTURA: feijão melancia, etc.
PECUÁRIA: bovino, suínos, equinos, galináceos.
EXTRATIVISMO: pescado, taboa, argila.




Nenhum comentário:

Postar um comentário